Relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) revela que as emissões globais de gases do efeito estufa estão projetadas para diminuir apenas 2% em relação aos níveis de 2019 até 2030.
O documento, divulgado às vésperas da COP28, Conferência climática anual que começa no dia 30, destaca a insuficiência dos atuais planos de ação para combater os envios de poluentes no ar.
Os dados indicam que o mundo atingirá o pico de emissões ainda nesta década, com redução muito aquém da meta crítica de 43% recomendada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, conforme estipulado no Acordo de Paris.
Os grandes países imperialistas são os maiores poluidores do planeta, devido às extensas atividades industriais e padrões de consumo intensivos em recursos naturais.
Por isto, os líderes mundiais na COP28 precisam buscar estratégias mais ambiciosas, incluindo a possível eliminação gradual dos combustíveis fósseis antes de 2050, para evitar consequências irreversíveis para o planeta e para humanidade.
Fonte: SBBA