INMET: MUNICÍPIO MINEIRO REGISTRA A MAIOR TEMPERATURA DA HISTÓRIA DO BRASIL

0 286

O município de Araçuaí (MG), distante a 678 quilômetros (km) de Belo Horizonte (MG), no Vale do Jequitinhonha, foi considerado o mais quente no histórico de medições do País, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade com 34.297 habitantes alcançou a temperatura de 44,8°C no domingo (19).

O recorde anterior tinha acontecido no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C. Foi a oitava onda de calor registrada no Brasil neste ano. O fenômeno estava em atuação desde o dia 8 de novembro e acabou no fim de semana.

As maiores temperaturas registradas pelo instituto nesta última onda de calor foram: 44,8°C em Araçuaí (19 de novembro), 43,4°C em outra cidade mineira, São Romão (15/11); Porto Murtinho (MS), com 43,4°C em 16 de novembro, e Corumbá (MS), com 43,4°C em 14 de novembro. Na última sexta-feira (17), o município do Rio teve, às 10h20, a sensação térmica de 59,3 graus Celsius (°C). É a maior já aferida pelo serviço meteorológico da prefeitura, o Alerta Rio, criado em 2014.

Uma das causas de temperaturas recordes no Brasil são os efeitos do El Niño. Os ventos alísios, que saem dos trópicos em direção à linha do Equador, perdem força. As correntes frias não sobem para a superfície do mar. As águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes. Também gera calor em partes da América Central e da América do Sul.

No Brasil, algumas das consequências do El Niño são a seca nas regiões Norte e Nordeste. No Sul aumenta o volume de chuvas, pois, como os ventos têm menos força, uma maior quantidade de nuvens fica estacionada e, por consequência, é maior a frequência de temporais.

Fonte: Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.