Na manhã de ontem, o Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região realizou manifestação em frente à agência do Bradesco em Ibicaraí para protestar contra a transformação da agência em Unidade de Negócios.
O ato contou com participação extremamente representativa. Estiveram presentes a Prefeita do município, Monalisa Tavares, o presidente da câmara municipal, Herbert Pereira, demais vereadores, o ex prefeito Lenildo Santana, representantes do comércio, servidores públicos e clientes.
O Bradesco já iniciou o processo de mudança, retirando os caixas internos, a porta giratória, além de interromper a movimentação de valores. Hoje marca o último dia de trabalho para os vigilantes, pois serão demitidos.
O Sindicato encara essa mudança com extrema preocupação, uma vez que a política implementada pelo banco está resultando em demissões e fechamento de postos de atendimento.
Segundo Paulinho, presidente do Sindicato dos Bancários, “essas mudanças são extremamente preocupantes, pois colocam em risco a segurança dos trabalhadores e clientes, além de gerar demissões e impactar negativamente na dinâmica econômica do município. A instituição precisa rever o formato de suas unidades bancárias e investir efetivamente na segurança e garantir o emprego dos trabalhadores e o melhor atendimento a população”.
Paulinho também ressaltou a importância do ato “na grande mobilização, com unidade das lideranças da cidade e representações dos setores econômico e de trabalhadores”.
Outras agências do Bradesco nas cidades da região, como Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória, também estão passando por processos de mudança para se tornarem Unidades de Negócios.
Estamos adotando todas as medidas possíveis. As medidas sindicais e de mobilização política, além do diálogo com as câmaras legislativas locais sobre edição de lei sobre a obrigatoriedade das portas giratórias e segurança nas unidades bancárias.
Povo de Ibicaraí exige atendimento humanizado.