Os bancos estão programados para efetuar o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) até março, conforme estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A exceção é o Banco do Brasil (BB), que realizará o pagamento em até 10 dias úteis após a distribuição dos dividendos aos acionistas.
O montante refere-se ao exercício de 2023, e os acordos coletivos em vigor, resultado da campanha salarial de 2022, determinam que os bancos privados devem creditar a PLR até o dia 1º de março deste ano. No caso da Caixa, o prazo se estende até 31 de março, enquanto o BB tem a prerrogativa de efetuar o pagamento em até dez dias úteis após a distribuição de dividendos ou Juros sobre Capital Próprio (JCP) aos acionistas.
É importante ressaltar que no ano anterior, entre agosto e setembro, ocorreu a antecipação da primeira parcela do exercício de 2023. Neste ano, os bancários, envolvidos em uma nova campanha salarial, buscam a garantia de diversos direitos por meio da renovação dos acordos coletivos. A atual CCT permanece válida até 31 de agosto.