AGROTÓXICOS GERAM DANOS À SAÚDE

0 1.103

Além dos danos ambientais, os agrotóxicos atingem em cheio a saúde das pessoas. O consumo prolongado de quantidades variadas pode desencadear inúmeras doenças. É o que aponta o dossiê da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Entre os problemas estão o câncer – mama, cerebral, pulmão e próstata -, e doenças cardíacas e motoras. A lista é grande. Os pesticime mandas contaminam o leite materno e prejudicam a saúde do bebê, causam intoxicação de trabalhadores rurais e têm impactos nos órgãos. O risco é maior para gestantes e crianças.

Atualmente, 25% dos alimentos habitualmente consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos, sejam em níveis superiores às permitidas ou provenientes de substâncias proibidas, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em nível mundial, o Brasil está entre os maiores consumidores. Na teoria, os agrotóxicos são usados para eliminar insetos, larvas, fungos e carrapatos e controlar as doenças que podem ser disseminadas por esses vetores. Mas, na prática, o principal prejudicado é o cidadão.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.