VACINA PARA O MUNDO

0 195

O Brasil, que atua como representante das Américas no G20, pode fornecer a vacina contra a dengue para outras nações. O apelo é da OMS (Organização Mundial da Saúde). O país, que até 2016 era referência mundial em imunização, vai ser o primeiro a vacinar a população contra a doença de forma gratuita.

Atualmente, a única dose disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), inserida no ano passado, é a Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda. O Brasil tem a possibilidade de produzir o imunizante pelo Instituto Butantan e a Fiocruz.

A população mundial precisa de políticas para conseguir combater o avanço da doença, que tem como fatores de aumento as mudanças climáticas e maus hábitos humanos, como deixar recipientes que podem armazenar água da chuva descobertos.

Além da vacinação, os cidadãos tem de adquirir modos de impedir a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Entre os cuidados, manter a caixa d’água bem fechada, não acumular sucata ou entulho e colocar recipientes em locais cobertos.

Dados

Em 2023, foram registrados cinco milhões de casos de dengue no planeta. No Brasil foram 2,9 milhões. Sendo que três em cada quatro focos dos mosquitos estão dentro das casas dos brasileiros.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.