O CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas), para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil.
Existe um alarmante cenário de crescimento desses grupos, o que, consequentemente, eleva o discurso de ódio, especialmente direcionado às mulheres, à população negra e LGBTQIAP+. Situação que preocupa os órgãos ligados aos direitos humanos.
O documento apresentado pelo CNDH é um estudo realizado pela antropóloga e especialista no tema Adriana Dias, que morreu em 2023. Segundo o levantamento, somente Blumenau (SC), uma cidade de 365 mil habitantes, tem 63 células neonazistas. São Paulo, com 12 milhões de moradores, tem 96.
O CNDH vai enviar uma comitiva a Santa Catarina nesta quarta-feira (10). A missão fará oitivas com possíveis vítimas, autoridades e especialistas. O roteiro deve incluir Blumenau e Florianópolis. O relatório final da viagem deverá ser enviado à ONU.
Fonte: SBBA