Em um cenário onde a digitalização dos serviços bancários avança, os dados revelam uma realidade preocupante. Os grandes bancos em atividade no Brasil ignoram completamente as preferências da população e fecham agências físicas em todos os lugares. Até onde há dificuldade de acesso à internet.
Segundo estudo da Consultoria Capgemini, milhões de pessoas ainda utilizam as unidades presenciais. O Brasil lidera o ranking dos países onde mais cidadãos recorrem ao atendimento humanizado, com 23% das operações realizadas de forma presencial. Mais do que o dobro da média mundial, de 10%.
No entanto, os bancos desconsideram os dados e insistem em cortar tudo: agências e funcionários. Os números mostram. No ano passado foram fechados 2.173 postos de trabalho e 640 unidades tradicionais. A política exclui os clientes que dependem do atendimento humano, seja por questões de segurança ou limitações tecnológicas.
A pesquisa também revela que 56% dos brasileiros estão insatisfeitos com o serviço prestado pelas empresas. A redução brusca do quadro de pessoal, a falta de um ambiente de trabalho saudável, a sobrecarga são os principais fatores para o descontentamento.
Fonte: SBBA