TRIBUNAL INTERNACIONAL RECEBE NOVA QUEIXA CONTRA ISRAEL POR MORTES DE JORNALISTAS

0 202

Três dias antes do nono aniversário da Resolução 2222 do Conselho de Segurança da ONU, que trata da proteção de jornalistas em tempos de guerra, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apresentou uma nova queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI). Esta ação vem poucos dias após o procurador do TPI ter emitido os primeiros pedidos de mandados de detenção relacionados com o conflito de Gaza.

A nova queixa da RSF ao TPI reitera a necessidade urgente de investigar os crimes das Forças de Defesa de Israel (FDI) contra jornalistas em Gaza desde 7 de outubro de 2023. Segundo a RSF, o número de jornalistas mortos em Gaza pelas FDI continua a crescer, ultrapassando a marca de 100, numa suposta tentativa de erradicar os meios de comunicação palestinos.

A queixa mais recente detalha oito novos casos de jornalistas palestinos mortos entre 20 de dezembro de 2023 e 20 de maio de 2024, além de um caso de um jornalista ferido. Todos os jornalistas envolvidos foram mortos ou feridos no exercício de seu trabalho. A RSF afirma ter motivos razoáveis para acreditar que alguns destes jornalistas foram mortos deliberadamente e que outros foram vítimas de ataques deliberados das FDI contra civis.

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.