ISRAEL E HAMAS COMETERAM CRIMES DE GUERRA, DIZ ONU

0 173

Uma investigação conduzida pela ONU concluiu que tanto Israel quanto o Hamas cometeram crimes de guerra no final de 2023. Em dois relatórios divulgados nesta quarta-feira (12), a Comissão de Inquérito das Nações Unidas (COI) indicou que Israel também foi responsável por crimes contra a humanidade devido ao elevado número de civis mortos em territórios palestinos.

Dois inquéritos distintos foram produzidos pela comissão. Um deles analisou os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, enquanto o outro investigou a resposta militar israelense. Os investigadores consideraram uma ampla gama de fontes, incluindo depoimentos de vítimas, imagens de satélite e relatórios de profissionais da saúde.

De acordo com as investigações, que cobriram eventos até o final de 2023, tanto Israel quanto o Hamas foram responsáveis por atos como tortura e tratamentos desumanos ou cruéis.

Ações do Hamas

No caso do Hamas, os relatórios revelaram que o grupo realizou assassinatos em massa em locais públicos no dia do ataque a Israel. Além disso, foi identificado um padrão de violência sexual por parte de grupos armados palestinos.

Ações israelenses

Sobre Israel, a comissão acusou o país de utilizar a fome como uma estratégia de guerra, dificultando a chegada de suprimentos essenciais, como alimentos, água e medicamentos, principalmente, para os civis na Faixa de Gaza.

O relatório também enfatizou o uso de armas de grande poder destrutivo por parte de Israel em áreas urbanas. “O elevado número de vítimas civis em Gaza e a destruição extensiva de infraestruturas civis resultaram de uma estratégia deliberada para causar o máximo dano, sem consideração pelos princípios de distinção, proporcionalidade e precauções adequadas”, declarou a COI.

O embaixador de Israel na ONU em Genebra, Meirav Eilon Shahar, repudiou as conclusões. “A COI demonstrou novamente que suas ações estão a serviço de uma agenda política restrita contra Israel”, afirmou.

Fonte: DCM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.