CNDH DETECTA FALTA DE POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO NEONAZISMO

0 162

Na segunda-feira (24), uma delegação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) chegou ao Rio de Janeiro para uma série de atividades voltadas à investigação e combate do neonazismo no Brasil. A visita, que se estende até esta sexta-feira (28), inclui audiências com vítimas, autoridades e especialistas. A capital fluminense e Niterói serão os focos desta missão, que já realizou uma investigação semelhante em Santa Catarina em abril deste ano.

Criado pela Lei Federal 12.986/2014, o CNDH tem como objetivo promover e defender os direitos humanos no Brasil através de ações preventivas, protetivas e reparadoras. O conselho é composto por 22 membros, divididos igualmente entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, garantindo uma abordagem diversificada e autônoma.

Nos últimos meses, o CNDH vem intensificando seus esforços para apurar o crescimento de células neonazistas no país. Uma relatoria especial foi criada para este fim, coordenada pelo conselheiro Carlos Nicodemos. A preocupação com o aumento desses grupos extremistas já foi levada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, que classificou o cenário brasileiro como “alarmante” em um relatório preliminar apresentado em abril.

O relatório baseou-se em dados de inquéritos da Polícia Federal e denúncias recebidas pela SaferNet. Estudos da antropóloga Adriana Dias, que constataram um aumento de 270,6% nas células neonazistas entre 2019 e 2021, também foram citados.

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.