O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu o aumento do dólar a um “interesse especulativo contra o real”. Ontem, o dólar encerrou o dia em R$ 5,653, maior valor desde 10 de janeiro de 2022. Lula expressou preocupação, afirmando que há um jogo de interesse especulativo contra o real e que medidas precisam ser tomadas.
Ele criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela alta taxa Selic de 10,5% ao ano, afirmando que Campos Neto tem um viés político, mas que não pode fazer nada até o término do mandato. Lula enfatizou que o BC deve servir ao Estado e à população, não ao mercado financeiro, e deve operar com autonomia para evitar pressões políticas.
Lula também destacou a importância de cuidar dos gastos públicos sem prejudicar os benefícios para os pobres. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo deve comunicar melhor os resultados econômicos e atribuiu a alta do dólar a “ruídos”. Ele ressaltou a necessidade de demonstrar o compromisso do governo com metas sociais, fiscais e ambientais.
Com informações do Brasil de Fato