PELA MANUTENÇÃO DOS DIREITOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. POR MENOS METAS E MAIS SAÚDE

0 156

O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região realizou na manhã de hoje, uma manifestação em frente ao Bradesco com o intuito de alertar a sociedade, bancários e clientes sobre as práticas arbitrárias e recorrentes dos bancos. Fechamento de agências, metas abusivas e assédio moral são apenas a ponta de um enorme iceberg, repleto de sofrimento físico e psicológico para os bancários.

Atualmente, a pressão por metas é a principal causa do adoecimento dos bancários. Para pressionar os bancos a reverem o atual modelo de gestão, que é tão prejudicial à saúde da categoria, sindicatos e federações realizam o “Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde”.

A pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, conduzida pela Contraf em parceria com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB) e divulgada em abril, revelou que 80% dos trabalhadores bancários enfrentaram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Desses, quase metade estavam sob acompanhamento psiquiátrico.

O principal motivo apontado para a procura de tratamento médico foi o trabalho. Entre aqueles que estavam sob acompanhamento psiquiátrico, 91,5% utilizavam medicamentos prescritos, enquanto esse percentual caía para 64,4% entre os que recebiam outros tipos de acompanhamento médico.

De 2013 a 2020, o INSS registrou 20.192 afastamentos de bancários, com um aumento de 26,2% entre 2015 e 2020. Esse aumento é 1,7 vezes maior do que o crescimento total de afastamentos no país, que foi de 15,4% no mesmo período, considerando todas as categorias. Em relação ao total de afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais, os afastamentos de bancários representavam 12% do total em 2012 e 25% em 2022.

Nesta quinta-feira, acontece a quinta rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. O encontro debaterá metas e condições de trabalho, com enfoque na política de metas praticadas pelas empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.