Os bancários estão cansados da enrolação dos bancos. Após seis rodadas de negociação, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não apresentou propostas concretas para a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Na segunda-feira (12/8), a categoria vai realizar uma grande mobilização nacional para cobrar uma proposta decente para a campanha salarial.
Com atividades nas agências de todo o Brasil, os sindicatos vão atualizar os trabalhadores sobre o que está acontecendo na mesa de negociação com a Fenaban. Na reunião desta quarta-feira (7), o Comando Nacional dos Bancários reforçou a reivindicação da categoria por aumento real nos salários e demais verbas, mas os bancos vieram com a desculpa do aumento da concorrência com outras empresas do setor econômico para não pagar o reajuste.
A situação ficou ainda mais tensa, quando os representantes dos bancos tentaram dividir a categoria, com proposta de reajuste diferenciado para alguns cargos e funções. O Comando rechaçou a proposta e ressaltou mais uma vez a necessidade de aumento real para todos os bancários do Brasil.
A tentativa de precarização dos direitos e de divisão só uniu mais a categoria que vai continuar defendendo aumento real nas verbas econômicas, participação nos lucros e resultado maior e aumento diferenciado para os vales alimentação e refeição, além de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Fonte: Feebbase