PROPOSTA INDECOROSA DA FENABAN, DE NOVO

0 157

A décima rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban foi marcada pela desvalorização da categoria por parte da Federação Nacional dos Bancos, que voltou a negar aumento real.

No início do encontro, que começou por volta das 11h30 desta terça-feira (27/08), os bancos propuseram reajuste de 90% do INPC, o que implicaria em perda salarial de 0,38%. O Comando rejeitou. Após o intervalo pedido pela Fenaban, a entidade propôs 100% da inflação nos salários e demais verbas apenas em janeiro de 2025, ou seja, nada de ganho real. Desta forma, a antecipação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) ocorreria sem reajuste. Mais uma vez, proposta rejeitada pela representação dos bancários.

Com a proposta indecorosa, de reajuste zero e deixando de aplicar o índice em setembro, mês da data-base da categoria, mas apenas em janeiro, as empresas dariam um prejuízo aos trabalhadores de R$ 1,2 bilhão, considerando salários e demais verbas.

A Fenaban também não apresentou propostas para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), VA e VR; garantia do emprego, contra a terceirização; combate às metas abusivas; linhas de crédito diferenciadas para os bancários; melhorias na ajuda de custo do teletrabalho; direito à desconexão; jornada de 4 dias; isonomia salarial entre homens e mulheres, entre outras reivindicações.

As negociações seguem nesta quarta-feira (28/08), a partir das 10h. O Comando segue em São Paulo para negociar até sexta-feira (30/08), prazo para que seja apresentada uma proposta decente.

Mobilização total

Para aumentar a pressão, nesta quarta-feira (28/08) acontece Dia Nacional de Luta. Em 4 de setembro serão realizadas assembleias, antecedidas de plenárias, para a categoria avaliar as propostas ou o futuro da mobilização. A CTB havia sugerido assembleias nesta quinta-feira (29/08) para avaliar o movimento e tomar decisões para uma provável greve, mas, por maioria, o Comando Nacional dos Bancárioss aprovou indicativo de assembleias no dia 4, uma vez que estão previstas rodadas de negociações até esta sexta-feira (30/08).

Importante dizer que a Plenária dos Bancários da Bahia e Sergipe, realizada no último dia 22, sugeriu que o Comando indicasse que as assembleias de todo o país aprovassem estado de greve nacional da categoria caso não haja avanços nas negociações.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.