Reunidos em plenária na noite de ontem (04/09), cerca de 1 mil bancários da Bahia e Sergipe se debruçaram sobre a proposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), além das propostas específicas para os acordos coletivos de trabalho do Banco do Brasil, Caixa e BNB.
Bancários da Bahia e Sergipe lotam plenária para debater propostas dos bancos
Bancários da Bahia e Sergipe participaram da plenária realizada na noite deste quarta-feira (4/9), para discutir as propostas de acordo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
A sala virtual atingiu rápido sua capacidade máxima, de mil pessoas, mostrando o interesse dos trabalhadores em debater e tirar dúvidas sobre as propostas apresentadas pelos bancos na mesa de negociação.
Ao longo da reunião foi apresentada a proposta da Fenaban e histórico sobre as negociações gerais. Logo em seguida, as propostas nos bancos públicos foram apresentadas pelos representante da Feebbase em cada comissão dos funcionários.
A plenária durou quase três horas e foi extremamente democrática. Todas as pessoas que quiseram falar, puderam expressar sua opinião. A Federação esclareceu e orientou a categoria.
Vale lembrar que a proposta da Fenaban prevê acordo de dois anos com aumento real em 2024 e 2025, além de avanços em cláusulas sociais. Para este ano, o reajuste será de 4,64% para salários e todas as verbas, o que representa 0,7% de aumento real, sobre uma inflação projetada de 3,91%.
Em 2025 o acordo estabelece aumento real de 0,6% sobre salários e demais verbas. E a antecipação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para setembro, além de avanços em cláusulas sociais.
Nos dois anos, o ganho real será de pelo menos 1,31%. O índice pode subir, a depender do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de agosto, que será divulgado no próximo dia 10.
Fonte: Feebbase e SBBA