Em mais uma vitória da luta dos bancários, as negociações entre os representantes dos trabalhadores e o BRB (Banco de Brasília), realizadas nos dias 9 e 10 de setembro, resultaram em uma nova proposta com avanços.
A manutenção do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e o direito à incorporação salarial estão entre as principais conquistas, que garante estabilidade financeira aos funcionários, independentemente da gestão do banco.
Entre os principais avanços, está o reajuste salarial, que prevê um aumento de 4,64% em 2024 e INPC + 0,6% em 2025, e assegura ganho real para os trabalhadores. A incorporação de função, assegurada para empregados admitidos até 31/08/2018, é outra conquista que preserva a remuneração dos bancários.
O acordo também inclui a cláusula de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) com distribuição mais vantajosa, além da equiparação do auxílio-creche ao valor da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), com aumento de 18%.
Outro ponto positivo é a ampliação das vagas de teletrabalho na área de TI, que passa de 25% para 30%, com previsão de futuras discussões para expandir o programa a outros setores.
Além disto, houve a redução do prazo para implementação do programa de apoio aos superendividados e o aumento no reembolso de certificações obrigatórias para os bancários.
Fonte: SBBA