ÁREA QUEIMADA SE APROXIMA DE 150%

0 147

Em meio ao cenário atípico que cobriu mais da metade do Brasil com fumaça de incêndios, a área queimada no país disparou 149% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 5,65 milhões de hectares, equivalente ao estado da Paraíba inteiro.

De acordo com o MapBiomas, somente o mês de agosto responde por 49% do território atingido por incêndios no país, neste ano, representando o pior agosto desde o início da série, em 2019. Dos hectares queimados, 24% se referem a pastagens, 65% da extensão atingida pelas chamas contemplam vegetação nativa.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, são 11,39 milhões de hectares, aumento de 116% em relação a igual período do ano passado. Deste total, 70% correspondem a vegetações nativas. O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada com 2,4 milhões de hectares. Em seguida, aparece a Amazônia, com 2 milhões de hectares destruídos.

Infelizmente, a combinação das atividades humanas e condições climáticas desfavoráveis, como a seca, está elevando a ocorrência de incêndios, principalmente em áreas de pastagem e vegetação nativa.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.