GANHO REAL PARA AS CATEGORIAS

0 166

Depois de um período nefasto para o trabalhador, de retirada de direitos, precarização e perda do poder de compra, com a democracia social o Brasil resgata uma conjuntura positiva nas negociações coletivas lideradas por entidades sindicais ultimamente.

De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 86,7% dos 60 reajustes registrados no Sistema Mediador conquistaram aumento real. O resultado diz respeito aos acordos e convenções coletivas negociados na data-base agosto.

O ganho real médio foi de 1,08% (acima do INPC). Apenas 3,3% dos reajustes foram iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor e 10% fecharam as campanhas com perdas salariais.

Observados os dados até agosto, 86,1% dos 9.613 reajustes conquistaram aumentos reais em relação ao INPC, 10,5% foram em percentual igual ao índice acumulado de inflação e apenas 3,4% ficaram abaixo. A variação real média é igual a 1,54% acima da inflação.

Os bancários, cuja data-base é 1º de setembro, acabaram de conquistar reajuste de 4,64% para salários e demais verbas, o que representa 0,9% de aumento real. Para 2025, está garantida a reposição da inflação mais ganho real de 0,6%.

A melhora nos acordos reflete o bom momento da economia, que tem registrado queda na taxa de desemprego e no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), além da política de valorização do salário mínimo, que consequentemente influencia no consumo e na produção.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.