Consumidores do e-commerce devem estar atentos na hora da compra. Mais de 156 mil tentativas de fraude em compras virtuais, o que pode gerar um prejuízo de R$ 173,3 milhões em setembro. O que representa uma queda de 14,8% em comparação ao mesmo período de 2023.
São classificadas como “tentativa de fraude” todas as compras, com pagamento via cartão de crédito, identificadas como suspeitas ou confirmadas. O valor do ticket médio, indicador que mostra o valor médio de vendas por clientes, ficou em R$ 1.101, alta de 15,1% na comparação com o ano anterior.
Os dados são da ClearSale e também revela o ranking de categorias com mais tentativas de golpe. Em primeiro lugar, aparece eletrônicos. Na sequência vem games, celulares, informática e eletrodoméstico.
Para mudar esse cenário, as pessoas devem adotar algumas ações como efetuar compra de lojas confiáveis, verificar se o site é seguro, checar a presença do selo do Inmetro e avaliações de outros consumidores. Também deve desconfiar de preços baixos.
Fonte: SBBA