O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (2), no Palácio do Planalto, Stella Li, vice-presidente da BYD, para anunciar a produção dos primeiros veículos elétricos da empresa em Camaçari, Bahia, a partir de março de 2025. A fábrica, descrita como a mais avançada fora da China, iniciará com uma produção de 150 mil veículos em 2025, atingindo 300 mil por ano até 2026. O projeto prevê a criação de 10 mil empregos diretos até o final de 2025 e 20 mil até 2026, com foco no mercado brasileiro e sul-americano.
A BYD também confirmou a produção do primeiro sistema híbrido flex da empresa no Brasil, que combina eletricidade, gasolina e etanol. Desenvolvido em colaboração entre engenheiros brasileiros e chineses, o motor representa um marco na inovação tecnológica. Além disso, a empresa está montando um centro de pesquisa e desenvolvimento na Bahia, em parceria com o Cimatec Park do Senai, para impulsionar novas tecnologias no setor automotivo.
O lançamento da pedra fundamental da fábrica ocorreu em outubro de 2023, marcando o início da instalação de três unidades fabris para a produção de carros elétricos e híbridos, caminhões elétricos e chassis de ônibus. Recentemente, a BYD ampliou sua planta no Polo Industrial de Manaus (PIM), adicionando uma linha para a fabricação de blades — módulos de bateria de nova geração — e barramentos para atender às fábricas em Manaus, São Paulo e Bahia.
Com investimentos estimados em R$ 3 bilhões entre 2024 e 2030, a BYD integra o grupo de montadoras que anunciaram grandes aportes no Brasil desde 2023, impulsionados pelo apoio do governo federal à reindustrialização e à transição para tecnologias mais limpas.
Com informações do Portal Vermelho