PROPOSTA DE CÓDIGO ELEITORAL PREVÊ 20% DE VAGAS ÀS MULHERES NO PARLAMENTO
Previsto para ser votado no primeiro trimestre deste ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o relatório sobre o novo código eleitoral garante 20% das vagas no parlamento para as mulheres.
A medida proporcionará um enorme ganho para a sociedade, uma vez que as mulheres representam mais de 50% da população e o aumento da participação tornará os legislativos mais representativos.
Na emenda original, a senadora propôs o mínimo de 30% das cadeiras reservadas às mulheres e deu um exemplo de como isso mudaria o cenário da sub-representação feminina no parlamento.
No caso das assembleias legislativas, a senadora calcula que o aumento poderia passar de 190 para 316, o que representaria 29,83% do total das 1.059 cadeiras em disputa, uma vez que todas as Casas, exceto a do Amapá, poderiam ter aumento no número de mulheres eleitas.
Nas câmaras municipais 935 municípios não elegeram vereadoras. Dos 5.568 municípios, 3.300 possuem população com até quinze mil habitantes e elegem 9 vereadores. A proposta de limite mínimo de 20% iria mudar também essa realidade.
Fonte: Vermelho