Os governos do Canadá, México e China vão retaliar os Estados Unidos após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar barreiras tarifarias de 25% contra produtos mexicanos e canadenses e 10% contra bens chineses. Os três países são os maiores parceiros comerciais dos EUA.
Neste sábado (1º), o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que o seu país vai tarifar em 25% os produtos dos EUA e estimulou sua população a realizar viagens dentro do país.
O primeiro-ministro disse aos jornalistas que as tarifas vão atingir diversos produtos norte-americanos como cerveja, vinho, bourbon, frutas, sucos de frutas, roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos.
A China, por sua vez, resolveu contestar as tarifas de Trump por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Num comunicado divulgado neste domingo (2), o Ministério do Comércio daquele país diz que “a imposição de tarifas pelos EUA viola seriamente as regras da OMC”.
“A China está preparada para implementar contramedidas, se necessário, incluindo possíveis restrições às exportações de materiais essenciais, como germânio e grafite”, diz nota do ministério, para quem essas tarifas poderiam interromper as cadeias de suprimentos globais e aumentar os custos para consumidores e empresas.
Fonte: Vermelho