PLEBISCITO SOBRE ESCALA 6X1 E TAXAÇÃO DOS RICOS

0 139

A taxação dos super-ricos, que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PR-PB), não quer, e enfrenta a resistência da maioria do Congresso Nacional, pode sair do papel se posta em prática a proposta do movimento sindical de fazer um plebiscito sobre escala 6×1 e o aumento da tributação dos afortunados.

É urgente mudar a configuração do sistema tributário brasileiro, que fomenta as desigualdades sociais. Enquanto bilionários acumulam riqueza e terra – hoje no Brasil são 240 – a base da pirâmide social tem boa parte dos rendimentos abocanhados por impostos. Proporcionalmente, pagam mais.

Já o fim da escala 6×1 representa qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros. A jornada de trabalho prolongada causa um desgaste físico e emocional. O custo social e de desempenho é muito alto, sem contar no abalo à saúde.

A desconexão emocional é importante, sobretudo para evitar o aparecimento de doenças de fundo psíquico, como a síndrome de Burnout. No país atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo a ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho).

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.