LER/DORT, QUANDO O TRABALHO CAUSA DOR

0 132

Para algumas pessoas, por conta das dores intensas nos punhos ou ombros, atos simples como digitar ou levantar uma xícara são quase impossíveis. Esta é a realidade de muitos bancários acometidos pelas LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

As LER/DORT afetam o sistema musculoesquelético e nervoso do paciente. Na maioria dos casos, os problemas são causados por condições de trabalho inadequadas. No Brasil, entre 2018 e 2023, mais de 46 mil casos de LER/DORT foram registrados, de acordo com dados do DATASUS.

Para além do físico, a doença também afeta o psicológico. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pessoas que convivem com dor crônica têm quatro vezes mais chances de desenvolver depressão e o dobro de probabilidade de enfrentar dificuldades no trabalho.

O Dia Mundial de Combate às LER/DORT se aproxima, é celebrado em 28 de fevereiro, e o Sindicato dos Bancários da Bahia lembra que os bancos precisam oferecer condições de trabalho adequadas, com ergonomia, pausas regulares, além de promover campanhas educativas para os trabalhadores.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.