PRÉVIA DO PIB: IBC-BR SOBE 0,90% EM JANEIRO E SUPERA EXPECTATIVA, MOSTRA BC

0 166

O desempenho econômico apresentou uma recuperação em janeiro, revertendo a queda de 0,6% registrada no mês anterior, que havia sido inicialmente estimada em 0,7% pelo Banco Central.

Em comparação com janeiro de 2024, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou um crescimento de 3,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 3,8%, conforme os dados ajustados. O Produto Interno Bruto (PIB) encerrou 2024 com uma expansão de 3,4%, segundo o IBGE. No entanto, analistas preveem uma desaceleração da economia nos próximos meses, à medida que os impactos do aperto monetário promovido pelo Banco Central se tornem mais evidentes. Ainda assim, uma colheita agrícola favorável pode impulsionar a atividade econômica no início de 2025.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta terça e quarta-feira para definir a taxa básica de juros, atualmente fixada em 13,25%. Diante de um cenário de inflação elevada e depreciação do real, a autoridade monetária já sinalizou um novo aumento de 1 ponto percentual.

Apesar do resultado positivo do IBC-Br em janeiro, o desempenho dos principais setores da economia foi modesto. O volume de serviços caiu 0,2%, as vendas no varejo tiveram uma leve retração de 0,1%, e a produção industrial permaneceu estagnada, frustrando as expectativas do mercado.

Segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, a projeção de crescimento do PIB para 2025 é de 1,99%, com uma desaceleração para 1,60% em 2026.

O IBC-Br é um indicador que busca antecipar a tendência do PIB, sendo calculado com base em estimativas dos volumes de produção da agropecuária, indústria e setor de serviços, além dos tributos sobre a produção.

Fonte: Brasil247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.