CONTRATAÇÕES, CAPEF E CONVERGENTE EM DEBATE NO BNB

0 127

A CNFBNB (Comissão Nacional dos Funcionários) cobrou da direção do Banco do Nordeste informações sobre a contratação de novos funcionários, a pesquisa sobre o sistema Convergente e a Capef (Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB).

Durante reunião no dia 02/04, em Fortaleza, o banco informou que 411 novos funcionários foram contratados através do concurso em vigor. Ressaltou que novas admissões só serão realizadas após o PDV (Programa de Desligamento Voluntário), que ainda não foi lançado. A CNFBNB cobrou também a realização de um novo certame para áreas técnicas, inclusive de nível superior.

O BNB apresentou um breve levantamento sobre as respostas qualitativas da pesquisa do Convergente. O estudo revelou a necessidade de aprimoramento da comunicação e realização de feedback; melhor definição dos critérios para meta, além de outras questões. Também apontou importante o treinamento de gestores; integração em um único sistema com interface mais intuitiva e menos burocrática; adoção de padronização na definição das metas por função, entre outras.

O BNB informou que já está implementando algumas medidas, como aumento da comunicação institucional durante o período de execução do ciclo; mensagens específicas sobre feedback; contato individual com as unidades com pendências de avaliação. Vai implementar em breve o treinamento com os gestores com o tema “comunicação eficaz e feedback” – a CNFBNB solicitou que fosse ministrado para todos, além da revisão e melhoria do processo de avaliação de desempenho com base nos dados.

Após pedido da comissão, o BNB informou ainda que já está disponível na plataforma da Universidade Corporativa, um curso sobre Educação Financeira. Questões como vícios em compras online, jogos e apostas também estão sendo acompanhadas pelo serviço social da instituição, além de um trabalho preventivo do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), para manter e resgatar um ambiente de bem-estar para todo o funcionalismo.

Os representantes do banco divulgaram ainda que a vacina contra a pneumonia já está disponível para todos os associados da Camed, que devem fazer agendamento através dos canais de atendimento disponíveis no site www.camed.com.br.

Em relação ao Promova-se, o BNB afirmou que o novo modelo está em vigor desde o dia 31 de março, com uma nova pontuação para mulheres que tiraram licença-maternidade. Agora, utiliza-se o período em que a funcionária teve melhor desempenho como critério para avaliação durante o período afastada.

Sobre os funcionários que não conseguem comprovar os gastos com deslocamento (vale-transporte) por falta de transporte público, o BNB solicitou informações de como os demais bancos públicos tratam o assunto.

A Comissão solicitou ainda a criação de um grupo de trabalho para debater o plano de funções. Quanto aos grupos focais de gênero, raça/cor, PCD e mulher, foi informado que em breve será concluído e divulgado o calendário de funcionamento.

A CNFBNB cobrou da direção do banco uma resolução do plano BD da Capef. O BNB informou que está analisando uma contraproposta para apresentar à Caixa de Assistência e aos associados.

A representação dos funcionários mencionou a preocupação dos técnicos de campo em relação à privacidade com a aquisição de novos equipamentos pelo banco que podem ser monitorados por GPS.

A CNFBNB solicitou dados sobre afastamentos dos funcionários por problemas de saúde. O banco se comprometeu a convidar a entidade para evento que tratará especificamente deste tema no novo cenário imposto pela nova Norma Regulamentadora nº 01 do Ministério do Trabalho, que ocorrerá em breve.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.