ESCRAVIDÃO MODERNA É UMA REALIDADE NO PAÍS

0 256

Apesar de ser considerada atividade ilegal, infelizmente a escravidão moderna é uma realidade no Brasil. É uma relação forçada relacionada ao trabalho explorado de um trabalhador em que se envolve em atividades contra vontade, através de intimidações para que seja forçado a exercê-las. Retrocesso.

Diferentemente dos tempos da escravidão, quando era permitido que uma pessoa fosse propriedade de outra e que poderia ser trocado por dinheiro, a lei penal brasileira proíbe tratar as pessoas como mercadorias. Vale ressaltar que no trabalho escravo, no tempo colonial e imperial, os escravos eram negros ou indígenas.

Atualmente, pessoas na pobreza e na miséria que são escravizadas. São 23 milhões de brasileiros vivendo na miséria e mais de 7,2 milhões entraram na parcela dos que vivem abaixo da linha da pobreza de 2020 para 2021. Com isso, as vítimas do trabalho escravo contemporâneo são pessoas de baixa renda ou desempregados, com pouca escolaridade e estão em áreas rurais ou pequenas cidades.

Em 2021, com 1.937 pessoas foram resgatadas de condições análogas à escravidão no Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência. A indústria da pesca, trabalhos realizados relacionados às drogas, exploração sexual, propriedades particulares como casas, fazendas, chácaras são os principais tipos de trabalho que concentram mão de obra escrava.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.