O Comando Nacional dos Bancários e a Federação dos Bancos (Fenaban) se reúnem hoje, às 14h, para a terceira rodada de negociação da campanha salarial 2022 da categoria. O tema central do encontro será igualdade de oportunidades, assunto que ganhou urgência no debate após as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães.
As denúncias das empregadas da Caixa mostraram a importância de debater a igualdade de oportunidades, com destaque para o combate a toda forma de abuso no ambiente de trabalho.
Entre outras medidas, o movimento sindical pedirá que a Fenaban observe quatro pontos no combate ao assédio: (1) treinamento e formação do quadro para a promoção de debates sobre o tema; (2) acolhimento das denúncias e apuração bipartite, banco e sindicato; (3) proteção e assistência às vítimas; (4) e punição dos culpados.
Pelo calendário inicial, a terceira rodada de negociação seria sobre cláusulas sociais e segurança bancária, temas que devem ser debatidos no dia 28 de julho.
Confira o calendário de negociações:
Quarta-feira, 6 de julho: Igualdade de Oportunidades
Sexta-feira, 22 de julho: Cláusulas Sociais e Teletrabalho
Quinta-feira, 28 de julho: Cláusulas Sociais e Segurança Bancária
Segunda-feira, 1º de agosto: Saúde e Condições de Trabalho
Quarta-feira, 3 de agosto: Cláusulas Econômicas
Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das Cláusulas Econômicas
Fonte: SBBA