MOBILIZAÇÃO SUSPENDE DEBATE SOBRE TRABALHO AOS FINS DE SEMANA. VITÓRIA!

0 260

Os bancários garantiram mais uma vitória importante na luta em defesa da jornada de trabalho. Após uma Audiência Pública na manhã desta quarta-feira (6/7), o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assumiu o compromisso de não colocar em votação antes das eleições, o Projeto de Lei (PL) 1043 /2019, que liberava a abertura dos bancos aos sábados e domingos.

Com isso, a categoria ganha mais tempo para pressionar os deputados a recusarem definitivamente a proposta, que tem o objetivo claro de aumentar os lucros dos bancos e prejudicar o descanso dos bancários.

Durante a Audiência, o deputado Daniel Almeida (PCdoB –BA) pediu o arquivamento da proposta, ressaltando que nunca houve impeditivos para a realização de eventos nos finais de semana com participação dos bancos, pois estas situações são negociadas com os sindicatos. “O que vemos aqui é uma proposição que busca a autorização para aumentar a jornada de trabalho dos bancários. Aumentar a exploração. O discurso que se utiliza agora de modernização, de atualização das tecnologias, não se justifica. Isso deveria ser utilizado para melhorar a vida dos trabalhadores e da população, mas isso não é o que está acontecendo. O que vemos é mais exploração dos bancários e mais filas nas agências”.

De autoria do deputado David Soares (União-SP), o PL 1043 é mais uma tentativa do governo Bolsonaro de favorecer os bancos, permitindo a abertura nos finais de semana e feriados. Já foram apresentadas várias propostas nos mesmos moldes na atual legislatura e a categoria precisa manter a mobilização para derrotar mais esta tentativa.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.