Trabalhadores e estudantes manifestaram-se na Praça Camacã em defesa da democracia e de eleições livres, conectados com o movimento nacional emanado a partir da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e disseminado por todo Brasil pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que congregam a UNE, UBES, CTB, CUT e demais centrais sindicais e movimentos populares.
A leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros e em defesa do Estado Democrático de Direito foi iniciada pelo Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Professor Alessandro Fernandes, seguida por trabalhadores e estudantes.
11 de Agosto
Hoje é o dia do estudante e o dia do advogado, data escolhida pela direção da FDUSP para manifestar-se em defesa da democracia em conexão com 45 anos atrás quando na mesma faculdade foi lida uma semelhante carta em defesa da redemocratização do nosso país e contra a ditadura militar.
A União Nacional dos Estudantes – UNE que hoje completa 85 anos, já havia definido a data como uma “Agenda de luta em defesa da democracia, eleições livres e sem golpe”, durante seu 68º Congresso realizado no mês de julho.