PARABÉNS BANCÁRIO! SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DESTA DATA

0 309

Foi em 28 de agosto de 1951, que o setor bancário encerrou uma das greves mais influentes da história.

Graças a ela, muitas conquistas foram alcançadas, como a redução da jornada de trabalho, hoje em seis horas, a fundação do Dieese (União de Pesquisas Estatísticas e Socioeconômicas) e a assinatura do acordo coletivo, Ref. Internacional.

Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.

Em 5 de novembro, após 69 dias de greve, os trabalhadores receberam um aumento salarial de 31 %. Uma grande vitória para a classe que começou a ser perseguida após a greve. Muitos perderam seus empregos e enfrentam repressão.

A perseverança e a força dos profissionais da época tornaram-se um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de agosto é comemorado em todo o Brasil como o Dia do Bancário, conforme determina a lei nº. 4.368, de 23 de julho de 1964.

Importância da Categoria

A categoria bancária é de extrema importância pra o país, e nessa trágica pandemia que ceifou mais 683 mil vidas, os bancários permaneceram trabalhando, mesmo com uma pandemia devastadora precisaram sair de suas casas e correr o risco de contágio para garantir o sustento da família, ou ainda, trabalhar de casa para garantir sua renda e emprego. Nesse cenário, muitos trabalhadores e trabalhadoras perderam suas vidas.

Nesse dia 28 de agosto, data em que celebramos o Dia do Bancário, o Sindicato parabeniza essa categoria que tem sido aguerrida e se mantém firme, fazendo a diferença na linha de frente da pandemia. São mais de 400 mil pais, mães, filhos e irmãos que, apesar do desrespeito e da desvalorização por parte dos bancos, continuam se posicionando na linha de frente dessa guerra que ainda não acabou.

Parabém aos bancários e bancárias, saiba que você faz a diferença, e o Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região permanece ao seu lado, na luta por melhores condições de trabalho e na defesa de seus direitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.