CERRADO BRASILEIRO ESTÁ BEM MAIS QUENTE E SECO

0 489

Enquanto o governo Bolsonaro favorece a agropecuária predatória, o bioma brasileiro sofre. A temperatura do Cerrado aumentou 1° e ficou 10% mais seco em uma década. Um dos principais motivos é a exploração do agronegócio.

O estudo do Instituto de Biologia da UNB (Universidade de Brasília) demonstrou que a conversão em larga escala do Cerrado para uso na pecuária e agricultura de commodities contribuíram para o aumento da temperatura superficial e para a redução da umidade que a vegetação transfere para a atmosfera.

O levantamento leva em consideração as vegetações campestres, savânicas e florestais. A região mais afetada está entre o Maranhão e a Bahia, e abrange também o Distrito Federal. A pesquisa ainda revela que cerca de 46% do bioma já foi devastado para a abertura de pastagens e lavouras.

O aumento da temperatura e queda da umidade favorecem os incêndios florestais e causam problemas à própria atividade econômica. Para piorar, as alterações do ciclo da água comprometem a geração de energia e o abastecimento de cidades, que irão sofrer com as secas mais intensas e prolongadas.

Fonte: SBBA

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.