EM UM MÊS, PF DESTRÓI 200 ACAMPAMENTOS DO GARIMPO EM ÁREA YANOMAMI

0 362

A operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, destruiu, em 30 dias de atuação intensa contra os invasores da região, 200 acampamentos, duas aeronaves e 84 balsas e embarcações. O balanço foi divulgado nesta terça (14) pela Polícia Federal.

Os números do primeiro mês de ofensiva da ‘Operação Libertação’ reúnem dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal (PF), que investiga os invasores, da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Durante o período também foram inutilizadas ou apreendidas 27 toneladas de cassiterita, 11,4 mil litros de combustíveis, 172 motores e geradores de energia, equipamentos como maquinários para extração de minérios, motosserra, mercúrio, modens de internet via satélite, celulares, uma tonelada de alimentos, além de armas e munições.

Os números do Ibama também contabilizam 570 gramas de ouro apreendidos e R$ 10.144.500 em multas aplicadas aos invasores ambientais.

Segundo a PF, há mais de 40 procedimentos investigativos relacionados ao garimpo ilegal na região, que já resultaram no bloqueio judicial 65 milhões de reais.

 

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.