As redes sociais desempenham um papel significativo na sociedade atual, proporcionando uma plataforma para a comunicação, interação e compartilhamento de informações em escala global. No entanto, o crescimento exponencial das plataformas também gerou preocupações relacionadas a questões como desinformação, discurso de ódio, privacidade, proteção de dados e manipulação eleitoral.
Esta questão se reflete na pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes). O levantamento revela que 51% dos entrevistados consideram necessária a regulamentação da comunicação em aplicativo de mensagens, sites e plataformas com mecanismos de busca. Outros 38% discordam e 11% não souberam responder.
Além disso, a disseminação de notícias falsas tem o potencial de influenciar negativamente a opinião pública, minar a confiança nas instituições democráticas e distorcer os processos eleitorais. Por isso, o PL das Fake News tem como objetivo enfrentar esse problema, estabelecendo mecanismos de responsabilização para plataformas que buscam apenas o lucro e engajamento.
Fonte: SBBA