Independência do Banco Central é uma medida contra o Brasil

0 388

Meta antiga do projeto neoliberal, o projeto que dá autonomia formal ao Banco Central (BC). A Câmara dos Deputados aprovou o projeto e o texto segue para sanção presidencial.

Na prática, o capital financeiro manda no Banco Central, e isso é perigoso inclusive para outros setores econômicos, como indústria, comércio e agricultura. A verdadeira independência do Banco Central não está assegurada pelo projeto.

A autonomia do Banco Central é debatida no Congresso desde 1991, e o projeto aprovado entrou na lista de pautas prioritárias do governo, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Entre outras funções, cabe ao Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), definir a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

De modo geral, o papel do BC é ser um dos instrumentos de Estado, para que governos democraticamente eleitos coloquem em prática as políticas econômicas que foram escolhidas pelos brasileiros nas urnas.

Mas com a aprovação da autonomia, o BC deixará de ser esse instrumento para se tornar uma trincheira privilegiada da defesa dos interesses dos banqueiros dentro do Estado. Os governos mudarão, mas a política econômica seguirá sendo ditada pelos bancos.

Fonte: G1 com Portal Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.