Os representantes dos usuários do Saúde Caixa voltaram a cobrar a descentralização das estruturas regionais de Gipes (Gestão de Pessoas) e dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento. Também foi solicitado o acompanhamento das discussões do Grupo de Trabalho do plano e reuniões extraordinárias para obter informações sobre o andamento dos novos credenciamentos.
Outra discussão feita na reunião do Conselho de Usuários, foi sobre a abertura de credenciamento de profissionais e estabelecimentos, as informações financeiras apresentadas pela Caixa, que incluíram números de internações, pronto-socorro e convênios de reciprocidade. Os conselheiros eleitos defendem modelo de custeio que apenas as despesas assistenciais sejam incluídas na coparticipação. Em relação às reclamações dos usuários sobre inconsistências nas cobranças e o curto prazo para negociar o pagamento do saldo devedor retroativo, a Caixa informou que cada caso é analisado individualmente e que o limite para o pagamento é de 10% da remuneração base.
Foram sugeridas melhorias nas informações sobre o credenciamento de clínicas especializadas no TEA (Transtorno do Espectro Autista). O credenciamento não se limita aos 970 municípios especificados no edital. Os conselheiros eleitos querem link exclusivo para melhorar as possibilidades de cadastramento de clínicas e profissionais especializados.
Fonte: SBBA