SELIC NAS ALTURAS É INJUSTIFICÁVEL

0 272

Com a queda no índice oficial de inflação em junho, fica evidente que nada justifica a Selic em atuais 13,75% ao ano. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em -0,08% no mês passado. Ou seja, o Banco Central pode iniciar um ciclo de cortes da taxa básica de juros.

Para economistas, a Selic pode começar a cair porque não está lastreada na realidade dos preços e do mercado de consumo do país. As taxas estratosféricas dos juros básicos não têm nada de critérios técnicos, como o Copom (Comitê de Política Monetária) tem defendido. Na verdade, parece mais posição política, sobretudo que o presidente do BC é o bolsonarista Roberto Campos Neto.

A redução do IPCA representou o menor índice para um mês de junho desde 2017 e bem mais forte do que o esperado. Os grupos alimentação, bebidas e transportes puxaram mais os preços para baixo no mês passado. Desde fevereiro, a inflação está em uma trajetória decrescente e o acumulado em 12 meses está em 3,16%, no centro da meta de inflação. A redução dos juros já deveria ter sido colocada em prática, já que a taxa Selic é para se atingir esta meta.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.