POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO VAI VOLTAR A TER ACESSO À ÁGUA

0 521

Depois de anos de escassez, resultado da negligência do governo passado, a população do semiárido e da Amazônia vai voltar a ter acesso à água. O governo Lula vai investir mais de R$ 562 milhões para a retomada do programa de Cisternas ainda este ano. A iniciativa sofreu drástica redução desde 2017.

Dois editais foram lançados, um para a contratação de cisternas de consumo e produção de alimentos no semiárido e outro para a contratação de sistemas individuais e comunitários de acesso à água na Amazônia.

Pelo menos 30% das famílias atendidas com as tecnologias de acesso à água para produção de alimentos vão receber assistência técnica e serviços de acompanhamento, além dos recursos pelo Programa Fomento Rural, para incentivar a produção agrícola nas regiões beneficiadas.

Para ter ideia da diferença de atenção às reais necessidades do país, em 2014 foram instaladas mais de 149 mil cisternas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Em 2021 e 2021 foram entregues apenas 4,3 mil unidades e 5,9 mil, respectivamente.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.