PL PARA ABERTURA DOS BANCOS AOS FINAIS DE SEMANA VOLTA AO DEBATE

0 258

Os bancários precisam se mobilizar para neutralizar mais uma tentativa de ataque aos seus direitos. Na última terça terça-feira (15/8), representantes da categoria se reuniram com o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT/AL), novo relator do Projeto de Lei 1043/2019, que obriga os bancos a abrir as agências aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h.

A matéria está aguardando parecer do relator na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara dos Deputados, e o movimento sindical bancário cobra o arquivamento definitivo do projeto.

Na conversa com o relator, as lideranças sindicais ressaltaram os riscos que a abertura dos bancos aos finais de semana trazem para a saúde dos bancários, que já sofrem com o estresse, a sobrecarga de trabalho e as cobranças abusivas. O tempo nos finais de semana é essencial para o descanso da categoria.

Os bancários ressaltaram ainda que a abertura dos bancos em casos excepcionais, como feiras e eventos de negócios, ou situações emergenciais, já são previstas e são realizadas acordos específicos para que bancários possam trabalhar em dias não úteis, sem que haja alteração na jornada de toda a categoria. Não existindo, portanto, motivo justo para a aprovação do PL.

Desde 2019, quando o deputado David Soares (DEM/SP apresentou o projeto, o movimento sindical bancário vem lutando contra sua aprovação, o que levou à retirada de pauta diversas vezes. Agora o objetivo é arquivá-lo definitivamente, garantindo assim o descanso da categoria nos finais de semana.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.