A CNFBNB (Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste) cobrou posicionamento da direção da empresa sobre o adiantamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O BNB vai avaliar a possibilidade de antecipar o benefício até o dia 20 de setembro, já que o prazo final previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) é 30 de setembro.
Os bancários ainda solicitaram, na retomada da mesa permanente de negociação, na última sexta-feira (25/08), a suspensão da cobrança dos empréstimos do CDC por mais três meses por causa do endividamento dos funcionários. Segundo o diretor administrativo do BNB, Haroldo Maia Júnior, o pedido será encaminhado junto à direção da empresa.
Outra reivindicação diz respeito à ampliação do programa de educação financeira e a diluição do seguro nas futuras prestações quando o funcionário renegociar a dívida dos empréstimos de CDC. Os sindicatos sabem que o seguro é obrigatório, mas, hoje, com o pagamento imediato do seguro, o empregado é mais onerado. O BNB deve apresentar resposta na próxima reunião.
Demandas
A Comissão reivindicou novamente resposta sobre a redução da jornada para pais com filhos com necessidades especiais. Além disso, pediu que os bancários em trabalho híbrido possam fazer horas extras nos dias que estejam em trabalho presencial. O BNB vai avaliar.
Fonte: SBBA