PREVISÕES POSITIVAS SOBRE A ECONOMIA DO BRASIL CONTINUAM CRESCENDO

0 247

O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Política Econômica, elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023, de 2,5% para 3,2%, como consta no último Boletim Macrofiscal, divulgado na segunda-feira (18).

Acompanhou esta elevação a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que também indica um crescimento de 3,2% no seu Relatório Interino de Perspectiva Econômica trimestral. A projeção anterior, de junho, era de 1,7%

Na mesma linha de correções positivas, o Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne as expectativas do mercado financeiro, elevou a estimativa de PIB de 2,64% para 2,89% nesta semana. Quando começou o ano, o Focus de 13 de janeiro apontava para um PIB em 2023 de 0,77%.

Já a estimativa do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador conhecido como a “prévia do PIB do Banco Central”, marcou alta de 0,44% em julho, acima do esperado que era 0,3%. Em junho o crescimento, após correção, foi de 0,22%. No acumulado de 12 meses, até julho, o IBC-Br marca 3,12% e considerando somente o ano de 2023, também até julho, a alta é de 3,21%.

Essa verdadeira onda de correções positivas vindas tanto do governo quanto do mercado mostra que o pessimismo com o governo Lula que parcelas da sociedade mantinham no início do ano já está escanteado.

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.