SAÚDE CAIXA: DIA NACIONAL DE LUTA

0 220

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), por meio da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), está em negociação com a Caixa Econômica Federal para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados do banco.

A Caixa vem endurecendo as negociações e não se posiciona quanto à exclusão do teto de custeio do plano pelo banco, definido no estatuto da Caixa em 6,5% da folha de pagamentos. Não apresenta propostas e se nega a negociar outras pautas enquanto não há acerto sobre o Saúde Caixa. E, apesar de não apresentar propostas, o banco vem apresentando números que sugerem o estabelecimento da cobrança por faixa etária.

Isso é um ataque aos princípios da solidariedade e ao pacto intergeracional do Saúde Caixa, que foi criado de forma que todos possam ter acesso ao plano, até à aposentadoria. A cobrança por faixa etária transforma o Saúde Caixa em mais um plano de mercado, inacessível aos aposentados.

Por isso, nos dias 17 e 30 de outubro, acontecem dois Dias Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, com atividades nas agências e departamentos do banco e nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.