AGROPECUÁRIA CAUSA DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS

0 268

A principal causa da devastação das florestas naturais no Brasil é o avanço da agropecuária. Nos últimos 40 anos, houve encolhimento de 15%. Diante disto, a atividade responde por 95% do defloramento. A cobertura vegetal natural passou de 581,6 milhões de hectares para 494,1 milhões no período.

A Amazônia (13%) e o Cerrado (27%) foram os biomas que tiveram mais perdas. A rede MapBiomas, que analisou dados do período de 1985 a 2022, mostrou que quase todo o desflorestamento se deu pela transformação de floresta em pastagens e para a utilização das áreas para cultivo agrícola, principalmente da soja.

Pesquisadores ainda apontam que a devastação das florestas foi intensificada nos últimos cinco anos. A atividade econômica responde por 11% dos 87,6 milhões de hectares perdidos, de acordo com especialistas na Coleção 8 do Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra no Brasil.

Foi revelado que 58 milhões de hectares das áreas destruídas foram de formações florestais. As florestas alagáveis, que também fazem parte da paisagem da Amazônia, são caracterizadas por se formar nas proximidades de cursos d’água. No intervalo foram perdidos 430 mil hectares, destas florestas, que ocupavam 18,8 milhões de hectares ou 4,4% do bioma em 2022.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.