INFLAÇÃO DEVE FECHAR O ANO EM QUEDA

0 246

A inflação segue em ritmo de desaceleração. De acordo com o Boletim Focus, o índice oficial de preços deve fechar o ano em 4,65%. Ainda há possibilidade de ser menor. Vai depender se o Banco Central vai ajudar, promovendo queda efetiva da Selic na próxima reunião do Copom, na terça e quarta da semana que vem.

O percentual permanece dentro da meta estipulada para o ano. Cenário completamente diferente do observado nos últimos anos, em que a inflação e o alto custo de vida corroem o orçamento e o poder de compra dos brasileiros.

Sobre a taxa básica de juros, a previsão é de que caia de 12,75% para 11,75% até o fim do ano. Embora tenha apresentado redução, é fundamental que o BC cumpra o seu papel na retomada do crescimento, promovendo redução robusta.

Mesmo que chegue a 11,75% ao ano, o índice ainda será um dos mais altos do mundo. A tentativa de boicote, no entanto, não é capaz de impedir que a população sinta as melhoras na economia desde que Lula assumiu a presidência. Os preços dos alimentos, por exemplo, estão em queda e a compra do mês mais barata. Aos poucos, as famílias elevam o poder de compra e retomam a dignidade.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.