ACONTECE HOJE A POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA CAIXA
Os empregados da Caixa e a sociedade em geral aguardam com atenção total o início da gestão de Carlos Antônio Vieira Fernandes. O novo presidente toma posse hoje (08/11), às 15h, no Palácio do Planalto, com a obrigação de manter o banco 100% público.
Uma das incógnitas é sobre os nomes que devem comandar as 12 vice-presidências da estatal. Em entrevista à imprensa, Antônio Vieira, informou que vai prevalecer a governança e a escolha por bons profissionais. O movimento sindical está atento e espera que os nomes escolhidos tenham compromisso com o fortalecimento do banco e o combate às desigualdades sociais. Portanto, não sejam agentes do mercado.
É essencial que a Caixa cumpra o papel social, como uma empresa forte e que atua na reconstrução do Brasil. O banco gere importantes iniciativas, a exemplo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e dos programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.
Para se ter ideia, no primeiro semestre deste ano, sob o governo Lula, a empresa concedeu R$ 85,2 bilhões para financiar o sonho da casa própria. A estatal oferece crédito mais acessível e com percentual justo para famílias e atividades que necessitam de expansão. A dedicação diária dos empregados é para ter bom atendimento aos 150,4 milhões de clientes.
Portanto, é fundamental que a gestão de Antônio Vieira, que é funcionário de carreira, tenha como uma das prioridades proporcionar um ambiente de trabalho saudável aos bancários, para reduzir o nível de adoecimento tão preocupante. Entre 2019 a 2022, houve alta de 18,28% no índice de afastamentos por acidente de trabalho na Caixa.
Fonte: SBBA