AIE: EMPRESAS DE PETRÓLEO E GÁS RESPONDEM POR APENAS 1% DOS INVESTIMENTOS GLOBAIS EM ENERGIA LIMPA
As empresas de petróleo e gás não estão ativamente envolvidas na transição para energia limpa, representando apenas 1% do investimento global nessa esfera, de acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) ontem (23).
“A maioria das empresas de petróleo e gás estão observando as transições energéticas do lado de fora. Os produtores de petróleo e gás representam apenas 1% do investimento total em energia limpa a nível mundial. Mais de 60% desse valor provém de apenas quatro empresas, entre milhares de produtores de petróleo e gás em todo o mundo hoje”, diz o relatório da agência.
A redução das emissões das suas próprias operações deve ser incluída nas estratégias de transição de todas as empresas de petróleo e gás, afirmou a AIE. No entanto, menos de metade da produção mundial de petróleo e gás é atualmente produzida por empresas que visam à redução dessas emissões, acrescentou.
“É necessária uma coligação muito mais ampla — com metas muito mais ambiciosas — para alcançar reduções significativas em toda a indústria do petróleo e do gás. A produção, o transporte e o processamento de petróleo e gás resultam em pouco menos de 15% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas com a energia. Essa é uma quantidade enorme, equivalente a todas as emissões de gases de efeito estufa relacionadas com a energia dos Estados Unidos”, lê-se ainda no relatório.
Para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, o setor global do petróleo e do gás teria de reduzir as emissões em mais de 60% até 2030 em relação aos níveis atuais, e a intensidade das emissões das atividades de produção de petróleo e gás teria de se aproximar de zero no início da década de 2040, disse a AIE.
Neste momento, a intensidade das emissões dos países com pior desempenho é de cinco a dez vezes superior à dos países com melhor desempenho, afirmou a agência. O metano é responsável por metade das emissões totais da indústria de petróleo e gás, acrescentou.
Fonte: Sputinik