A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos dos dois estados realizarão uma reunião amanhã (30/11), às 18h30, para esclarecer as dúvidas dos empregados da Caixa sobre a proposta de acordo sobre o Saúde Caixa. A reunião será pelo Zoom e o link de acesso será divulgado no mesmo dia do encontro.
Após quase seis meses de negociações, a representação dos trabalhadores conseguiu que a Caixa apresentasse uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa que mantém o percentual de contribuição dos titulares do plano em 3,5% sobre a remuneração básica e, para aqueles que têm dependentes, fixa um limite para o comprometimento da renda dos trabalhadores em até, no máximo, 7% por grupo familiar.
A proposta da Caixa preserva também os princípios do plano como a solidariedade e o pacto intergeracional. Assim, não penaliza os empregados de menor salário e os mais idosos, além de equilibrar o custeio do plano para que seja sustentável para todos e impeça a saída de usuários.
O Comando Nacional dos Bancários orientou pela aceitação da proposta e os sindicatos de todo o país realizarão assembleias no dia 5 de dezembro, para que os empregados da Caixa possam se manifestar sobre a proposta.
Até lá, sindicatos e federações estão realizando reuniões com os trabalhadores de sua base, para explicar detalhadamente a proposta e tirar todas as possíveis dúvidas sobre o plano de saúde dos empregados da Caixa.
Fonte: Feebbase