A Agência Itabuna do Itaú está enfrentando uma situação preocupante. Refere-se a práticas de acúmulo de função, prejudicando a saúde física e mental dos bancários.
Tomamos conhecimento que a colega Gerente Uniclass, solicitou sua demissão em 27 de novembro de 2023. Logo em seguida, o Gerente Geral foi transferido para Brumado em 29 de dezembro de 2023, e a líder de tesouraria, já tinha sido transferida para Ilhéus em 12 de setembro de 2023. Além disso, mais dois bancários encontram-se afastados.
Diante das transferências e afastamentos, o colega Gerente Administrativo, está assumindo todas essas funções. Isso caracteriza o que é conhecido como “Acúmulo de Função”, uma prática que, além de ser prejudicial ao bem-estar dos funcionários, vai contra os direitos trabalhistas.
Conforme relatos, o colega vem desempenhando as responsabilidades de pelo menos três bancários por quase cinco meses, o que tem gerado um considerável desgaste físico e mental. Apesar de abertas vagas para o preenchimento das funções, até o momento, não houve a efetivação de novas contratações, mantendo a sobrecarga de trabalho.
O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região manifesta preocupação, repudia tal situação e ressalta a importância de preservar a saúde e os direitos dos trabalhadores. Procuraremos obter mais informações junto à direção do Itaú para esclarecer os motivos pelos quais as vagas não foram preenchidas.
Exigimos a regularização da situação. Não é possível que o Itaú, instituição financeira que lucrou mais de 26 bilhões até setembro de 2023 não tenha condições de contratar bancários para preencher as vagas existentes.