Com potencial para alavancar o PIB brasileiro em 2,1% em cinco anos, segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil assinou acordo com 121 países no domingo (25), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para facilitar os investimentos entre as economias com obrigações sociais e ambientais.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC), o objetivo é simplificar as operações entre as economias signatárias, dar mais previsibilidade aos investidores e promover a conduta empresarial responsável nas operações internacionais.
Há muito valor no estabelecimento de padrões globais mínimos para transparência, simplificação e facilitação de investimentos, além de prevenção de disputas. E nesse acordo há também cláusulas por meios das quais os países se obrigam a exigir do investidor compromissos sociais e ambientais.
“O Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (AFID, na sigla em inglês) vem sendo costurado desde 2017 com forte atuação do Brasil, que possui reconhecida experiência nessa área”, diz nota do MDCI.
A pasta acrescenta que, desde 2012, o Brasil vem concluindo Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) em nível bilateral e regional.
Além do potencial para alavancar o PIB, o acordo tem competência para gerar mais de 160 mil postos de trabalho e aumento dos investimentos em 5,9%.
Fonte: Vermelho